Torcida do Botafogo comparece ou não?

"É a torcida, é todo mundo, ninguém constrói um título sozinho não"

"Entrei no vestiário e falei que precisávamos mostrar nosso valor. Queríamos que a arquibancada nos passasse confiança, pois estávamos confiantes"

Caros amigos, estamos no papel de líder do campeonato. No último e talvez pior jogo do Botafogo no ano, vencemos e convencemos contra a Lusa e nos isolamos por mais uma rodada do Campeonato Brasileiro na liderança. Estamos vendo pelas redes sociais e pela imprensa uma campanha para o comparecimento e apoio da torcida do Botafogo ao time que vem dando exemplo de dedicação e comprometimento. O que você acha? As frases acima, vocês devem estar pensando ser de Seedorf, Oswaldo ou qualquer outro jogador pedindo nosso apoio nesta bela fase que vivemos, certo? ERRADO!

A primeira frase é de Túlio Maravilha dentro do gramado do Maracanã momentos antes do apito inicial para o primeiro jogo da final do Brasileiro de 1995. A segunda, é de Wilson Gotardo, após o mesmo jogo, revoltado com a atitude do torcedor do Botafogo que mesmo após vencer por 2 x 1 o Santos no primeiro jogo da final, estava receoso por vencer "apenas" por um gol de diferença. Surpreso? Alguma semelhança com o presente?

Nós torcedores do Botafogo somos diferentes e antes de qualquer rótulo, devemos ter conhecimento de causa para chegarmos a uma conclusão. Nós últimos anos, aceitamos o rótulo vindo da imprensa, sobre o não comparecimento em estádios e mesmo contrariando os institutos de pesquisa que indicam o Fluminense como o time de menor torcida entre os quatro grandes do Rio de Janeiro, também aceitamos o rótulo de time sem torcida. Precisamos entender com isso duas coisas:

1º -  Precisamos comparecer em maior número e apoiar o time de Rafael Marques (ele mesmo!) e companhia, pois sua entrega e determinação merecem no mínimo nosso comparecimento.

2º - Não aceite e concorde com tudo que escuta, lê e ouve. Nossa torcida não é a maior, mas também não é o que pintam por aí. Vivemos no mundo do Ibope e o inimigo ao lado é mais interessante para eles do que nós...CUIDADO!

Para não ficar com frases soltas e sem embasamento, peguei alguns números para comprovar que o bicho não é tão feio assim.

 - Ranking dos estaduais em 2013:

1º – Corinthians: Líder no ranking, o atual campeão mundial leva em média 24.273torcedores por jogo. A Fiel mostrou sua força e colocou o time na liderança do nosso ranking! 

2º – Cruzeiro: Aproveitando-se do Novo Mineirão, torcedores cruzeirenses têm feito um verdadeiro caldeirão e, com média de 22.169 presentes, o clube celeste fica em segundo no nosso ranking.

3º – Botafogo: Campeão da Taça Guanabara e invicto na Taça Rio, clube da Estrela Solitária fica entre o TOP 3, com média de 14.527 pessoas presentes. O problema agora será com o fechamento do Engenhão, poderá ocorrer uma queda até o final do campeonato.

Pesquisa acima, feita pelo Esporte Interativo ao fim dos estaduais em todo Brasil no ano de 2013.

 - Média de público do Campeonato Brasileiro de 2012: 13.010 torcedores e a média do Botafogo foi de: 8.522 torcedores

 - Média de público do Campeonato Brasileiro de 2011: 14.976 torcedores e a média do Botafogo foi de: 13.541 torcedores.

Afirmo e atesto que devemos melhorar e comparecer, mas confirmo e comprovo que estamos na média de times que possuem torcida maior do que a nossa. Claro que a liderança nos obriga a um comparecimento maior, mas somos diferentes e as frases no início do texto comprovam. Possuímos uma torcida nacional e temos quase metade de nossos torcedores fora do Rio de Janeiro. Estamos vivendo a nova era das Arenas e a ausência de público não é exclusividade nossa.

Com tudo isso, tenho certeza e honra de fazer parte desta torcida:

 - Acredito em sua força,  pois depois de 21 anos sem título fomos maioria no jogo contra o Flamengo no Carioca de 1989

 - Acredito em sua força, pois na final da Copa do Brasil de 1999 contra o Juventude, colocamos 101.581 pagantes dentro do Maracanã.

- Acredito em sua força, pois vi no Engenhão contra Ceará e Avaí 42.000 pessoas do lado de dentro com mais 5.000 do lado de fora.

- Acredito em sua força pois colocamos mais de 50.000 pessoas em 2007 contra o Galo, três dias após perder o Carioca para o Flamengo.

E VOCÊ ACREDITA?

Botafoguense, faça como o time do Botafogo. Lute e acredite no título. #unidospelotítulo somos IMBATÍVEIS.

INGRESSO PROMOCIONAL AQUI!

Exibições: 340

Tags: Area, Botafogo, Campeonato, Torcida, Técnica, Título

Comentar

Você precisa ser um membro de Rádio Botafogo para adicionar comentários!

Entrar em Rádio Botafogo

Comentário de Renato Baptista - O Poeta em 22 agosto 2013 às 17:48

Vou pelo título...

Qual torcida? A do Rio? A resposta é... Não! As de outras cidades, vão...e assim vamos nós.

Tomara que o panorama se modifique aos poucos...se o time continuar no embalo e ganhando tudo é capaz de uns 5000 irem ao Maracanã,....rsrsrsrs

Abração*, mesmo com a triste realidade em pauta.

Comentário de Rodrigo Falcão -Falcão Alvinegro em 21 agosto 2013 às 20:14
Concordo Gajo e minha ilustração foi para acabar com a idéia que só a torcida do Botafogo não comparece.Claro que na posição que nos encontramos 40mil pessoas é obrigatório,porém no geral estamos com o mesmo problemas que outros times. duas coisas distintas amigo. Sobre o frango eu e você dividimos tranqüilamente, se o Dupim chegasse essa estatística ia pro saco...rs!Abraco amigo.
Comentário de DAVID NUNES - "O GAJO" em 21 agosto 2013 às 19:22

Falcão, na estatística tudo é possível. Se tem eu como DOIS frangos grelhados, risos, na média, eu e você estamos bem alimentados. Só que você morrerá de fome se continuar assim. Na minha opinião não podemos olhar a média e sim o real, e o real é que não passamos de 25 mil pagantes, mesmo estando na liderança do Brasileiro. O que me parece é que o torcedor Botafoguense tem medo de acreditar no Botafogo e fica esperando até aos 49 minutos do segundo tempo para apoiar, pios fica com medo de perder tudo até o último minuto. Não consigo encontrar justificativa para não colocarmos 40 mil no Maracanã. Vamos torcer e apoiar! Tenho certeza do nosso sucesso nesse ano, contra tudo e contra todos. 

Saudações Alvinegras e Abraços Gloriosos

Comentário de Rodrigo Falcão -Falcão Alvinegro em 21 agosto 2013 às 11:03

Lições para o Sr.Paulo Sérgio Simões:

- Em nenhum momento fui contra cobrar presença da torcida, pelo contrário até falei que a mesma deveria comparecer em maior número.

-O comparativo era para ilustrar que estamos na mesma média de outras torcidas que não sofrem cobranças ou brincadeiras como a nossa se você não atentou a isso.

-Não usei Rafael Marques como chamariz e sim como exemplo de superação e capacidade de não dar atenção a críticas sofridas.Fiz uma analogia com a torcida. Coluna de humor é em outro site, aqui é a Rádio Botafogo e debatemos com amor e respeito sobre o Botafogo. Espero que não esteja no site errado...

-Quando coloquei que estamos vivendo a nova era das Arenas, minha intenção era citar os problemas que estamso enfrentando nas novas arenas como preço, acesso e venda de ingressos, logo, penso igual a você nesta parte.

-Se você tivesse um pouco de vontade de ler, no comentário que escrevi ao DUPIM(logo abaixo), falei sobre o jogo do Cruzeiro com o mesmo exemplo que você deu.

-Pra terminar apoio de torcedor não é MI-MI-MI, não existe futebol sem torcida, não existe clube sem torcida e não existe clube sem o amor do seu torcedor.

Espero ter feito perceber que você tem idéias até bastantes parecidas com as minhas mesmo você não querendo...saudações amigo e MUITA LUZ, como diz minha amiga Lola. Abraço!

Comentário de Paulo Sergio Simões em 21 agosto 2013 às 10:00

Acho que o time tem todo o direito de cobrar a presença da torcida, ainda mais agora que estamos jogando no Maraca novamente (falta definir melhores preços e melhor atendimento para a troca de ingressos dos sócios...), mas fazer "comparativos" de média de público em ano sem engenhão (com jogos em VR e outros estádios menores e/ou fora do RJ) é, no mínimo, sem noção. Como é sem noção querer usar RM como chamariza para torcida em time que tem Seedorf, Dória, Gilberto, Gabriel, etc. Só pode ser uma coluna de humor...

Acho engraçado também querer cobrar presença da torcida cobrando R$ 60 ou mais de ingresso e dificultando ao máximo a troca de ingressos em GS (para sócios), com filas imensas, poucas atendentes e atendimento ridículo.

Ahhh Citou a torcida do Cruzeiro... Pois então uma informação para você... No último sábado, dia de sol e calor, Cruzeiro ia jogar em casa (Mineirão) e reassumiria a liderança com um simples empate com o Vitória... Será que a torcida lotou o Estádio?! NÃO!!!!!! Apenas 14 mil pagantes foram ao Mineirão, que estava VAZIO. E o Cruzeiro goleou o Vitória e reassumiu (ainda que provisoriamente) a liderança naquele momento.

Lições para o Sr. Falcão:

a) Todos os times estão com MÉDIAS de comparecimento de público inferiores a de anos anteriores. Não é só o Botafogo. Emparte isso é pela quantidade de jogos x o preço absurdo dos ingressos nas novas arenas

b) O próprio Cruzeiro, deu todos os motivos para o comparecimento do publico e colocou em um pleno Sábado de sol, MENOS pagantes do que o Botafogo colocou contra o Inter/RS numa quinta-feira a noite, com chuva e frio no RJ. Pq não usa isto em sua comparação ridícula?!

c) Mesmo com pouco público comparecendo, o Cruzeiro aplicou uma IMPIEDOSA goleada de 5x1 no Vitória (que faz boa campanha no Brasileiro). Então este mi-mi-mi de que para vencer é preciso "apoio" e "comparecimento" de torcida, é BALELA. Time de macho e que quer ser campeão, vence mesmo em estádio vazio e sem apoio da torcida. Acho que a torcida tem de comparecer, claro, até para ajudar o time financeiramente, mas isso NÃO TEM QUE SER USADO COMO MULETA para ajudar o time a vencer os jogos.

Comentário de Rodrigo Falcão -Falcão Alvinegro em 21 agosto 2013 às 0:10
Zeca, voltamos agora ao Maracanã,estávamos em Volta Redonda e só tivemos um clássico com mando de campo jogado no Recife çom campanha local para não comparecimento. Estamos melhorando e vamos melhorar muito...aguarde. Abraço!
Comentário de Rodrigo Falcão -Falcão Alvinegro em 21 agosto 2013 às 0:06
Valeu Zé Bedeu,obrigado pelas palavras. Sobre o Elias considero um bom banco...abraço !
Comentário de Zeca Boleiro em 20 agosto 2013 às 23:38

Para reflexão:

Vejamos nossa média de público no Brasileirão, mesmo tendo liderado o maior número de rodadas até o momento. Estamos atrás de Cricíuma, Vitória, Goiás e Náutico (último colocado na classificação).

Temos que virar esse jogo !

Fonte: Globo.com

Comentário de José Ilídio (Zé Bedeu) em 20 agosto 2013 às 23:21

Boa Falcão, eu nem lembrava mais destas frases, muito bem colocadas!

Eu acredito sempre , em termos de Botafogo eu sou meio que "velhinha de Taubaté"...

E anota ai... O Elias vai nos dar muito mais alegrias ainda!

Excelente texto.

Prá cima dos putos Fogão!!

Comentário de Zeca Boleiro em 20 agosto 2013 às 23:13

Falcão,

podemos olhar a situação por pontos de vista diferentes.

- Nossa situação não é boa, mas não é o que projetam sobre nossos ombros;

- Nossa situação é razoável em relação aos demais;

- Nossa situação precisa melhorar muito para tornar o clube rentável e sustentável;

- Nossa situação é "boa" pois estamos entre os 3 melhores clubes do Brasil - talvez a mais perigosa por criar uma ilusão.

Penso que pelo potencial de mercado, pela grandiosidade do Botafogo, quantidade de torcedores e perfil social estamos muito abaixo do onde podemos e devemos estar em quantidade presente, número de sócio-torcedores etc. Também fica claro que o problema é sistêmico. Um campeonato forte, com tantos clubes grandes, a paixão do brasileiro pelo futebol formando o maior mercado potencial do mundo... não consegue materializar, fazer acontecer a presença do apaixonado... É, no mínimo, muito preocupante e intrigante. Ou seja, o produto e o negócio futebol precisam ser reinventados no Brasil.

Vejamos a questão da venda de ingressos para o jogo da Copa do Brasil com o Atlético/MG... já era para os ingressos estarem a venda desde o final de semana. No entanto hoje ainda tínhamos problemas acontecendo.

Com relação ao Maracanã acredito que vai aumentar significativamente a quantidade de torcedores presentes depois que equacionarmos o acesso do sócio-torcedor sem necessitar pegar o ingresso antecipadamente.

Motivos... o estádio é muito bonito, confortável e o acesso é muito mais fácil...

Metrô e Trem na porta, vias de acesso largas e numa posição central da cidade... o time está dando gosto de ver jogar, ver Seedorf é um luxo (vale o ingresso), até um Vascaíno do meu trabalho que perdeu pra nós no Maraca falou... "Gostei muito de ver o cara jogar, vou ver outras vezes..." A maior parte da nossa torcida já tinha a cultura e o hábito de Maracanã juntando com a curiosidade ao novo estádio e o momento de resultados, temos todos os ingredientes para dar um salto.

Quando vou ao jogo no Maracanã tenho sentido uma energia diferente na torcida... vontade de gritar, de cantar, de apoiar... diferente do momento "reclamão" que sentia no Engenhão.

Oxalá tudo siga por este caminho !

Esse time merece, os gestores merecem e mais ainda... nós torcedores merecemos viver um momento mágico este ano.

Grande abraço *

© 2014   Criado por Rádio Botafogo.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo