Se o Botafogo hoje ocupa uma posição confortável na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro (11º colocado com 27 pontos), é muito graças ao início promissor da equipe na competição. Nas quatro primeiras rodadas, a equipe de Eduardo Barroca emendou uma sequência de três vitórias seguidas e nove pontos ganhos. De lá para cá, porém, o aproveitamento despencou para 35% com 18 pontos conquistados nas 17 rodadas seguintes – média de 1,05 por jogo.
Quatro primeiras rodadas:
- 3 vitórias
- 1 derrota
- 9 pontos
- 75% de aproveitamento
17 rodadas seguintes:
- 5 vitórias
- 3 empates
- 9 derrotas
- 18 pontos
- 35% de aproveitamento
O momento atual, apesar da distância para a zona do rebaixamento, é de instabilidade. A equipe vem de três jogos sem vencer, com um empate e duas derrotas seguidas. O próximo compromisso será mais uma pedreira: o Botafogo encara o Fortaleza, no Castelão, na próxima segunda-feira.
”A gente precisa passar por esse momento de instabilidade na competição, trabalhar firme e tentar a vitória contra o Fortaleza”.
– Temos um time muito jovem e hoje (na derrota contra o Bahia) eu terminei com quatro ou cinco jogadores da base. Esse é o time que temos para tentar voltar a crescer na competição, buscar grandes coisas no Brasileiro. Saber passar por esse momento, não transferir responsabilidade para que a gente se recupere desse resultado e consiga fazer um grande jogo na segunda – analisou Eduardo Barroca.
Globoesporte.com