Redes Sociais

Notícias

Botafogo aguarda auditoria externa e busca aprovação de contas mesmo com quarentena

Publicado

em

Alvinegro espera parecer de empresa independente sobre números de 2019. Balanço já está no Conselho Fiscal há dias, mas pandemia é obstáculo para outros trâmites internos

A nove dias do que seria o prazo normal, o Botafogo voltou a avançar na aprovação das contas de 2019. Com o processo praticamente estagnado no último mês devido à pandemia do novo coronavírus, o clube voltou a se mexer internamente, mas ainda não tem o relatório de auditoria externa, o que é exigido por lei.

Para 2019, o Botafogo planejou movimentar pouco mais de R$ 250 milhões, número apresentado pela diretoria no orçamento do último ano. O balanço real não está fechado, porque o clube ainda espera pela avaliação da empresa contratada. Na demonstração de 2018, por exemplo, houve divergência de cerca de R$ 20 milhões sobre o total de dívidas. O motivo foi uma briga que corre na justiça entre o Alvinegro e a construtora Odebrecht.

Por videoconferência, o presidente do Conselho Fiscal, Sergio Cerqueira, detalhou na última terça-feira os números aos sócios que formam o órgão. Foi o primeiro encontro virtual para tratar do tema. O CF ainda tem prazo de cerca de três semanas para aprovar ou reprovar as contas, o que só vai acontecer após ser entregue o relatório da auditoria.

A princípio, o Botafogo e os outros clubes teriam que publicar as demonstrações financeiras até o próximo dia 30, mas a expectativa é que haja tolerância e o prazo seja estendido. Isso porque as autoridades já flexibilizaram prazos para apresentação de balanços pelas empresas e de Imposto de Renda pelos cidadãos. No futebol, a Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut) solicitou que as parcelas do Profut sejam temporariamente suspensas.

Após as respostas da auditoria e dos conselheiros fiscais, o protocolo indica que o balanço financeiro deve ser analisado também pelo Conselho Deliberativo antes de ser publicado pelo clube. O que é praxe, mas não obrigatório. Ao mesmo tempo, as reuniões em General Severiano estão suspensas durante a quarentena. Encontros virtuais, por enquanto, também estão descartados.

Fonte: Globoesporte.com


Clique para Comentar

Copyright © 2019 Rádio Botafogo. Todos os Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: