Redes Sociais

Notícias

Botafogo aumenta uso da base; equipe titular tem cinco pratas da casa nesta temporada

Publicado

em

Clube fechou a primeira parte de 2020 com Fernando, Benevenuto, Kanu, Caio Alexandre e Luis Henrique no time principal. CT é visto como próximo passo para evolução na formação de atletas

Os números ainda não chegam nos principais clubes do Brasil no quesito, mas o Botafogo aumentou o uso das categorias de base nos últimos anos. A tendência é refletida na equipe titular desta temporada com cinco pratas da casa entre os 11 favoritos do técnico Paulo Autuori.

Antes da pausa forçada no calendário devido à pandemia do novo coronavírus, estiveram no time base: Fernando, Marcelo Benevenuto, Kanu, Caio Alexandre e Luis Henrique, todos com passagens pelas divisões inferiores do clube carioca.

É o melhor aproveitamento, no mínimo, dos últimos 10 anos. O clube chegou perto de repeti-lo apenas em 2013, 2015 e 2018, quando terminou a temporada com três crias da base no time titular.

  • Time titular em 2020: Gatito; FernandoBenevenutoKanu e Guilherme Santos; Caio Alexandre, Alex Santana e Honda; Bruno Nazário, Luis Henrique e Pedro Raul.

Clube espera evolução com CT

Estudo da Pluri Consultoria divulgado em fevereiro revelou que o Botafogo aumentou o uso da base nos últimos cinco anos. De 2015 a 2019, cresceu a quantidade de minutos que os pratas da casa ganharam em campo no time profissional. De 15%, com picos de 23% em duas temporadas, para 18% no ano passado.

Apesar da evolução, o aproveitamento ainda está longe dos melhores clubes brasileiros no quesito. Mais precisamente, ocupa a 12ª colocação em ranking de 35 equipes. O grande campeão é o Santos, seguido por Athletico-PR e Fluminense. Trio que tem em comum a construção ou melhoria dos centros de treinamento.

É justamente no CT que o Botafogo aposta para evoluir na formação de atletas. No atual espaço Lonier, que está em reformas, o clube espera ter em 2021, um espaço de trabalho não só para o elenco profissional, mas também para as divisões de base. No momento, os jovens se dividem entre as estruturas da sede de General Severiano e do Caio Martins, em Niterói.

Fonte: Globoesporte.com


Clique para Comentar

Copyright © 2019 Rádio Botafogo. Todos os Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: