Redes Sociais

Colunas

Botafogo busca brecha no regulamento para inscrever 4 jogadores na Libertadores

Publicado

em

Com direito a três trocas de jogadores para as oitavas de final da Libertadores, o Botafogo se vê em um dilema: com Jefferson e Arnaldo tidos como certos, só restaria mais uma vaga em aberto, sendo que o clube contratou o meia Marcos Vinícius e ainda busca um camisa 9 no mercado. Se fechar com o tão sonhado atacante, o que fazer? A solução para o impasse pode estar no artigo 10.11 do regulamento do principal torneio da Conmebol, que permite a substituição, a qualquer momento, de um goleiro lesionado por outro. Assim, o ídolo e dono da camisa 1 poderia ser inscrito fora do trio dos reforços para o mata-mata.

– Temos a possibilidade de substituir mais um goleiro por contusão. Diego do sub-20 está inscrito, teve lesão, é provável que seja substituído – disse o presidente Carlos Eduardo Pereira ao canal “Fox Sports” na quarta à noite, na sede da Conmebol, no Paraguai, durante o sorteio das oitavas.

Mesmo com Gatito, Helton Leite e Saulo inscritos desde a Pré-Libertadores, Diego foi o escolhido para pegar uma das cinco vagas na fase de grupos pela diretoria, que achou melhor não apostar em Jefferson naquele momento por ainda estar em recuperação. E assim, não pensou que isso poderia já deixar comprometida uma das vagas nas oitavas. A não ser que um dos goleiros se machucasse, o que aconteceu com o jovem de 18 anos no último sábado.

Diego, que até há pouco tempo estava em um período de treinos no profissional, voltou para a base e vinha atuando pelos juniores no Campeonato Carioca Sub-20. E na derrota por 2 a 1 para o Fluminense em Xerém, pela 6ª rodada da Taça Rio, o goleiro se machucou ainda no primeiro tempo. Após um salto, caiu de mal jeito e sofreu um edema na lombar. Aguentou até o intervalo, quando foi substituído por Victor Hugo.

O Botafogo aposta que é uma lesão passível de troca, uma vez que o artigo 10.11 do regulamento é vago e não especifica o grau da contusão e nem um tempo mínimo de recuperação. O trecho do documento diz o seguinte: “Se poderá permitir a substituição de um goleiro lesionado durante qualquer etapa de disputa do torneio, uma vez que a gravidade da lesão tenha sido comprovada e certificada por autoridades competentes da Conmebol. Esta troca será permanente”.

Na manhã da última quinta-feira, o GloboEsporte.com procurou a assessoria de imprensa da Conmebol questionando qual a gravidade da lesão que permite uma troca e se o goleiro lesionado precisa passar por uma avaliação dos médicos da entidade. A confederação respondeu que iria consultar internamente, mas não retornou com nenhuma posição oficial até o fim do dia. Se conseguir, o Botafogo poderá solucionar um problema que ele mesmo criou sem querer com as inscrições, uma vez que não se cogita deixar o ídolo Jefferson, agora recuperado, de fora.

Confira a lista completa dos 30 inscritos:

Goleiros: Gatito Fernández, Helton Leite, Saulo e Diego
Zagueiros: Carli, Marcelo, Emerson Silva, Igor Rabello e Emerson Santos
Laterais-direitos: Jonas e Marcinho
Laterais-esquerdos: Victor Luis e Gilson
Volantes: Airton, Bruno Silva, João Paulo, Dudu Cearense, Matheus Fernandes, Lindoso e Fernandes
Meias: Montillo, Camilo e Leandrinho
Atacantes: Roger, Pimpão, Joel, Guilherme, Pachu, Canales e Sassá

Fonte: globoesporte.com.br/botafogo


Clique para Comentar

Copyright © 2019 Rádio Botafogo. Todos os Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: