Redes Sociais

Notícias

Botafogo registra três títulos mundiais em site oficial e promete ir à Fifa por reconhecimento

Publicado

em

Clube quer valorização pelas conquistas da Pequena Taça do Mundo em 1967, 1968 e 1970 e presidente afirma que buscará o “justo reconhecimento em âmbito internacional”

O Botafogo pleiteia o reconhecimento de três títulos que considera mundiais: as conquistas das “Pequena Taça do Mundo” de 1967, 1968 e 1970, torneio triangular sediado em Caracas, na Venezuela. O clube estuda ir à Fifa pela oficialização dos troféus. A informação foi publicada primeiro pela Rádio Tupi.

Ao GloboEsporte.com, o presidente Nelson Mufarrej afirmou via assessoria de imprensa que, após finalizado o projeto, buscará o “justo reconhecimento em âmbito internacional”, ou seja, o aval da Fifa para que as três taças sejam, oficialmente, consideradas conquistas mundiais.

– É uma ode à nossa história gloriosa, bem como aos atletas da época, que enfrentaram grandes adversários do mundo. Uma constelação de ídolos que merece toda reverência. A história tem que ser, antes de tudo, valorizada por nós. Por isso autorizei que fosse publicado esse registro no Site Oficial. Agora, o caminho é finalizar o projeto e dar início aos trâmites em busca do justo reconhecimento em âmbito internacional. A fundamentação para o pedido foi elaborada por um grupo de pesquisadores liderado pelo Grande Benemérito Luiz Felipe Carneiro de Miranda, curador do Centro de Memória – garantiu o presidente.

As três conquistas foram incluídas na lista de títulos do Alvinegro (veja abaixo) com a informação: “campeão do mundo”. Os torneios já estavam registrados no site anteriormente, mas não com essa designação. A solicitação foi feita pelo grande benemérito e curador do centro de memória do clube, Luiz Felipe Carneiro de Miranda.

– Esses torneios foram disputados quando o Botafogo fazia muitas excursões. Depois de 1950, criou-se a vontade de fazer os clubes campeões do mundo e o Botafogo conquistou essas três edições. O presidente (Nelson) Mufarrej está nessa briga comigo e autorizou. Se vamos à Fifa é algo para se ver mais à frente, mas fizemos essa valorização interna no clube – disse o historiador à reportagem.

– A gente fez uma pesquisa detalhada por anos para perceber a importância que esse torneio tinha. Jogamos contra times de primeira linha e estamos, também, respondendo a um desejo antigo da torcida do Botafogo – completou.

Como o torneio não entregou as taças físicas aos campeões, o próximo passo no Alvinegro será a confecção desses troféus exatamente como eram. Quando prontos, serão exibidos no Centro de Memória para os torcedores.

A copa internacional disputada na capital da Venezuela foi criada logo após o Mundial de 1950, sediado pelo Brasil. O torneio foi disputado até os anos 70 e teve alguns nomes, mas ficou conhecido como “Pequena Taça do Mundo”. Além de equipes sul-americanas, gigantes de Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal e de outros países do Leste Europeu, além de seleções nacionais, como a da Argentina.

Nas três edições que participou, o Botafogo passou por clubes como Barcelona-ESP, Benfica-POR e Peñarol-URU, fora as seleções argentina e soviética. Além do Alvinegro, outros brasileiros venceram o torneio: Bangu, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo.

Fonte: Globoesporte.com


Clique para Comentar

Copyright © 2019 Rádio Botafogo. Todos os Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: