Redes Sociais

Colunas

Botafogo tem sósia chileno

Publicado

em

A estrela solitária do Botafogo e a da bandeira do Chile não são as únicas em Santiago. Há um xará do Alvinegro desconhecido dos brasileiros, mas muito famoso nos campeonatos amadores da capital chilena. Trata-se de um clube de bairro, fundado em 1981 por um grupo de amigos, sem nenhuma raiz com o time de General Severiano ou com o Brasil. Mas que nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), contra o Colo-Colo no Estádio Monumental, pela Pré-Libertadores, seus jogadores, dirigentes e torcedores poderão ver de perto quem inspirou o nome de sua equipe.

O GloboEsporte.com esteve no Estádio Patricia para acompanhar um jogo do Botafogo chileno e viu que há algumas coincidências. O escudo, por exemplo, com a estrela solitária e tudo, é idêntico. O uniforme, listrado em preto e branco, é igual ao do Alvinegro carioca, exceto por alguns detalhes no modelo. Tem até um zagueiro barbudo parecido com o Renan Fonseca. A inspiração dos brasileiros é clara, mas não pergunte o motivo que levou ao batismo. Como o fundador já faleceu, ninguém sabe explicar a razão da homenagem, que virou um mistério.

– O Botafogo foi fundado em 1981 por um grupo de amigos e famílias, mas ninguém sabe por que Botafogo (risos). Aqui se fala muito em Garrincha, pode ser uma das razões, mas ninguém sabe, o futebol te conecta com muitas coisas. Mas não há uma versão oficial – tentou explicar o presidente do clube, Patricio Reyes.

Goleiro titular da equipe e fã de Jefferson, Samuel também arriscou um motivo.

– O que eu sei é que nos anos 80 o Botafogo era um time muito grande a nível sul-americano e mundial. Então aqui no Chile chamavam muita atenção os jogadores do Botafogo. Seria muito lindo saber que lá estão contentes em ter uma equipe com nome do Botafogo aqui – alegou, sem saber que, na verdade, naquela época o Alvinegro carioca não vivia grande destaque.

Sósia de Renan Fonseca, o zagueiro Cristian admitiu desconhecer a razão do nome Botafogo, mas se diz orgulhoso de poder representar as cores do clube brasileiro.

– Na verdade eu não conheço a origem do nome, mas sabemos que Botafogo é um time grande, tem muitos títulos. É um orgulho para este clube. Os jogadores brasileiros também devem se sentir assim quando jogam no Botafogo.

O presidente não esteve no hotel e nem conheceu os jogadores do Botafogo, mas conta que há uma pequena interação com o clube original de fábrica via “Facebook”, onde ambos são amigos. O carinho pelo Alvinegro carioca é tanto que Reyes, torcedor do Colo-Colo, vai ficar dividido na partida desta quarta-feira, que vai decidir quem seguirá vivo na Libertadores.

– Quando jogar com o Colo-Colo não sei como vai ser. Sou torcedor do Colo-Colo, mas amo o Botafogo – argumentou o presidente, que preferiu ficar em cima do muro.

O Botafogo, de Jair Ventura, pode empatar ou perder por um gol de diferença nesta quarta-feira, com placar igual ou maior que 3 a 2, para garantir a vaga no último mata-mata da Pré-Libertadores. E pode ter certeza de que muitos alvinegros chilenos estarão na torcida.

Fonte: globoesporte.com.br/botafogo


Clique para Comentar

Copyright © 2019 Rádio Botafogo. Todos os Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: