Redes Sociais

Colunas

Conhecendo o próximo adversário

Publicado

em

O Olimpia é o maior clube paraguaio, com sede na capital do país, a cidade de Assunção. Foi fundado no dia 25 de Julho de 1902 por alguns jovens paraguaios, seu nome provém da ideia de seu fundador, Willian Paats, um holandês radicado no Paraguai, que é considerado o pai do futebol paraguaio por ter introduzido a modalidade no país.

O Olimpia é o maior vencedor do futebol paraguaio com 40 títulos nacionais. O “Decano” ou “Rei das Copas”, como é conhecido, ainda ostenta o recorde de seis títulos absolutos consecutivos na primeira divisão, sendo o único a ter conseguido um hexacampeonato.

Olimpia possui 8 títulos internacionais, dentre os quais destacam-se, 3 Libertadores da América e 1 Copa Intercontinental. É o único clube paraguaio a conquistar torneios oficiais da Conmebol. Tanta tradição o fez ser reconhecido pela FIFA como um dos clubes “clássicos” do mundo.

Jogadores de destaque

Vários jogadores do clube paraguaio já jogaram por clubes brasileiros, como o argentino Pablo Mouche e o paraguaio William Mendieta, que no ano de 2014 defenderam o Palmeiras e Cristian Riveros que em 2014 jogou pelo Grêmio, além desses, no alto dos seus 1,92m, o gigante atacante Roque Santa Cruz, com experiência de seleção e que teve passagem de destaque no Bayern de Munique reforça o ataque do club paraguaio. Outro nome com passagem pela seleção local é o atacante Julián Benítez, que contra o Independiente Del Valle fez gol e deu passe para outro, ajudando sua equipe a passar de fase.

Entre argentinos e paraguaios, há um brasileiro, trate-se do zagueiro Edcarlos, com passagens por São Paulo, Fluminense e Atlético-MG, o beque foi contratado no início de Janeiro para reforçar o time para a Libertadores e ainda não fez a sua estreia oficial.

Olimpia na Libertadores

O Olimpia é um dos maiores vencedores da Libertadores, tendo disputado 7 finais, faturou o título em 3 oportunidades, (1979, 1990 e 2002) e 4 vezes vice campeão (1960, 1989, 1991 e 2013). Uma curiosidade é que 2 dessas finais foram disputadas contra times brasileiros, em 2002, foram campeões vencendo o São Caetano nos pênaltis e mais recentemente em 2013, quando foram derrotados pelo Atlético-MG também nos pênaltis.

Estádio

Apesar de ser dono do estádio Manuel Ferreira, fundado em 1964 e com capacidade para 20 mil torcedores, o Olimpia manda seus jogos no estádio Denfesores Del Chaco que pertence a Associação Paraguaia de Futebol, com capacidade para 42.354 pessoas. Por se tratar de um estádio antigo (foi inaugurado em 1917), e possuir as arquibancadas longe do gramado o estádio não trata-se propriamente de um caldeirão, mas nada que impeça a torcida paraguaia de empurrar seu time em seus domínios.

Técnico

O comandante do Olimpia é o uruguaio Pablo Repetto Aquino, de 42 anos, contratado no início desse ano. Repetto foi vice campeão da Libertadores em 2016 pelo Independiente Del Vale, justamente o time que o Olimpia eliminou.

Tanque Alvinegro

Em 2014, para disputa da Libertadores o Botafogo trazia justamente do Olimpia, sua esperança de gols para a competição, o atacante Juan Carlos “El Tanque” Ferreyra, o atacante que disputou 51 jogos e marcou 17 gols pelo time paraguaio desembarcou em General Severiano credenciado como um dos artilheiros da competição no ano anterior, com 5 gols, porém, apesar de alguns momentos de brilho, o sucesso não se repetiu no Glorioso e “El Tanque” deixou o Botafogo após 24 jogos e apenas 5 gols marcados.

Como está o Olimpia hoje?

De acordo com o jornalista paraguaio, Pedro Lezcano, do “Ultima Hora”, o Olimpia é um time em formação “— Este Olimpia é basicamente um time novo, cujo treinador tem uma ideia de jogo que os atletas ainda não conseguiram assimilar. É um time que tenta jogar pelas pontas e entrar em diagonal na área, ou chegar à linha de fundo para fazer cruzamentos.” — explicou.

Estádio Denfedores Del Chaco

 

 

 

El Tanque sendo apresentado no Botafogo em 17 de Janeiro de 2014.

Fonte: radiobotafogo.com.br


Clique para Comentar

Copyright © 2019 Rádio Botafogo. Todos os Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: