Redes Sociais

Notícias

Especialista comenta MP das transmissões e diz: “BotafogoTV tem uma função ainda maior que TV de todos os clubes”

Publicado

em

Como vai ser a transmissão do futebol daqui para frente? A Medida Provisória 984 assinada pelo presidente Jair Bolsonaro mudou a ordem existente e passou os direitos para o clube mandante, o que gerou confusão no Campeonato Carioca. A TV Globo chegou a romper o contrato, porque a Ferj não impediu a exibição de Flamengo x Boavista no YouTube, mas o que dizem os especialistas?

Em entrevista ao Canal do Fabiano Bandeira, o diretor do Ibope Repucom, José Colagrossi,viu problemas na mudança.

– Não gostei da medida como foi feita. Se nós analisarmos as 10 ligas de esporte de maior sucesso do mundo, avaliando audiência, receita para os clubes, patrocínio, são as cinco ligas americanas e as europeias. Todas essas ligas negociam os direitos de transmissão coletivamente. Os clubes, sejam de basquete ou de futebol, são sócios, colaboram fora do campo e, assim, vendem os direitos coletivamente e arrecadam muito mais dinheiro. A única liga que optou pelo caminho de negociar individualmente foi a portuguesa e foi um desastre. Se a história nos ensina algo, ela mostra que a negociação coletiva funciona e a individual não – declarou Colagrossi.

O executivo considera que a MP pode ser benéfica, mas terá pouco efeito prático durante o Campeonato Brasileiro e precisa ser debatida.

– Vi com surpresa o movimento da MP. Gostei mais da Medida Provisória do que a maneira como ela foi feita. Acho que devia ser melhor discutida entre os clubes. É importante entender que é o tipo do tema que tem muita energia, mas a realidade é muito limitada. O Flamengo, por exemplo, teve contra o Fluminense a última transmissão fora da Globo. Já que o clube volta ao modelo contratado pela emissora. No Brasileiro 2020, apenas o Athletico e o Red Bull Bragantino poderão manter o modelo se a MP vingar no Congresso. Se não passar no Congresso, acabou – lembrou.

E a BotafogoTV?

O Botafogo transmitiu jogos em áudio, mas não em vídeo no período, já que não foi mandante e tem contrato em vigor com a Globo nas competições. José Colagrossi defende que a BotafogoTV tem papel relevante.

– Engajar torcida, crescer, aproximar torcida do patrocinador, criar ativações digitais e, acima de tudo, permitir que o fã exerça sua paixão diariamente, 24 x 7. O mundo digital permite. A mídia social é um exercício da paixão. Essa é a função principal de qualquer TV de clube, ter o torcedor como protagonista. A BotafogoTV tem uma função ainda maior que a TV de todos os clubes, porque a torcida precisa ser alimentada de notícia boa. O DNA histórico do alvinegro são de muitos ídolos. Esse legado, no entanto, não é promovido como deveria. O clube tem pouco espaço. Fala-se menos do Botafogo. Portanto, o clube tem obrigação de manter essa chama viva. Se a gente for depender da mídia tradicional para falar de Mendonça, Quarentinha, esquece – completou.

Fonte: Redação FogãoNET e Canal do Fabiano Bandeira / Foto de Capa: Lucas Figueiredo / CBF


Clique para Comentar

Copyright © 2019 Rádio Botafogo. Todos os Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: