Redes Sociais

Notícias

MPRJ recomenda que Carioca só volte caso cumpra condições específicas

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) emitiu uma nota recomendando que o Campeonato Carioca só seja retomado caso algumas condições específicas sejam cumpridas, como a existência de protocolo técnico-científico elaborado especificamente para a volta do Estadual – que leve em consideração as fases da curva de contágio da pandemia -, aprovação de tal documento pela Secretaria de Saúde Estadual e rigorosa fiscalização quanto ao cumprimento.

Um arbitral, com representantes da Federação de Futebol do Rio e clubes da série A, está marcado para o fim da tarde de hoje (15) para a discussão quanto a uma data para o retorno do Carioca. Em reunião no último sábado – entre Ferj e alguns filiados -, projetou-se a possibilidade do campeonato voltar já no fim desta semana.

Vale lembrar que, de acordo com o prefeito Marcelo Crivella, um debate acontecerá na quarta-feira para colocar em pauta justamente a volta do Estadual e definir algumas diretrizes para tal movimentação. De acordo com a flexibilização gradual apresentada por ele, a capital fluminense poderá ter jogos sem público já a partir desta semana.

No documento divulgado, o MPRJ leva em consideração diversos pontos, como o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) ter se posicionado de forma contrária à retomada dos jogos, mesmo sendo seguidas as regras dos protocolos elaborados pela Ferj e o fato de “no âmbito dos clubes de futebol, foram descobertos nada menos que 157 casos positivos (44 destes relativos a atletas), o que representa um índice de 18,6% de todos os testados”.

O MPRJ aponta ainda que “países com o D1 (primeiro dia de transmissão local da doença) muito anterior ao do Brasil não retornaram suas atividades esportivas, como é o caso da França e que países como Espanha e Itália, que tiveram forte grau de contágio inicial, somente decidiram pela retomada dos jogos de futebol quando houve a desaceleração do ritmo de propagação da doença e não durante o período de ascendência da curva de contágio”.

Veja algumas das recomendações do documento abaixo:

“RECOMENDAR

ao Excelentíssimo Governador, Sr. Wilson Witzel, que somente autorize a retomada do Campeonato Carioca de Futebol 2020, caso haja a reunião das seguintes condicionantes:

a) Existência de protocolo técnico-científico elaborado especificamente para a retomada do curso do Campeonato Carioca de Futebol, que leve em consideração as fases da curva de contágio da pandemia e garanta que a retomada dos jogos será precedida de valoração, prevenção e mitigação de risco para os atletas, suas famílias, demais profissionais contratados pelos clubes e envolvidos nos eventos, como profissionais de imprensa e agentes de segurança e para a sociedade em geral, mesmo que as partidas ocorram sem público;

b) Que haja aprovação do referido protocolo, com base em critérios técnicos-científicos, pela Secretaria de Saúde Estadual e publicação de seu conteúdo antes do início do Campeonato Carioca de Futebol, de modo a assegurar sua transparência e publicidade;

c) Que haja rigorosa fiscalização quanto ao cumprimento do referido protocolo”.

Fonte: UOL / Foto de Capa: Divulgação


Clique para Comentar

Copyright © 2019 Rádio Botafogo. Todos os Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: