Elogiada por Jair, preparação física do Botafogo tem ajuda da tecnologia
GPS ajuda a analisar distância percorrida, cansaço e desempenho dos jogadores. Time tem se caracterizado por decidir os jogos nos minutos finais das partidas
Não foram poucas vezes que o Botafogo decidiu seus jogos nos minutos finais. Até a partida contra o Coritiba, por exemplo, o time de Jair Ventura vinha de quatro vitórias seguidas com gols após os 40 minutos do segundo tempo. O treinador, em mais de uma oportunidade, dividiu os méritos com a preparação física.
Um pequeno equipamento tem ajudado na preparação do Alvinegro. Desde o começo do ano, o Botafogo tem usado aparelhos de GPS da One Sports. O dispositivo tem ajudado a comissão-técnica a identificar a distância percorrida pelos atletas durante jogos e a analisar o desempenho de cada jogador como um todo.
– Saber interpretar os relatórios apresentados pelos aparelhos é de extrema importância para a sequência de uma temporada tão desgastante como é no Brasil. O GPS consegue nos mostrar sobrecarga nos atletas em distância percorrida e intensidade dos movimentos durante as partidas. Isso nos permite programar treinos e prevenir lesões – analisou o fisiologista Manoel Coutinho.
Formado em Educação Física e ex-preparador físico, Jair Ventura também falou sobre a importância da tecnologia para auxiliar a parte física ao longo da temporada.
– A evolução da tecnologia veio para melhorar nosso trabalho, potencializando os pontos positivos do jogador e lapidando os negativos até que o atleta fique mais completo. Os maiores clubes do mundo contam com essa modernidade e o Botafogo não poderia ficar atrás nisso.
Fonte: globoesporte.globo.com