Redes Sociais

Notícias

Reunião “surpresa” da Ferj irrita Botafogo e Fluminense e esquenta ânimos para o arbitral de segunda

Publicado

em

Aliados na posição contra o retorno imediato do Carioca no atual quadro da pandemia no Rio, alvinegros e tricolores ficam sabendo do encontro pela imprensa e analisam cenário para agir

A reunião “surpresa” da Ferj com alguns clubes do Rio de Janeiro na noite deste sábado irritou Botafogo e Fluminense, aliados na posição contra o retorno imediato do Campeonato Carioca no atual quadro da pandemia do novo coronavírus no Estado – foram 175 mortes e 1.052 casos nas últimas 24 horas. Sem ter sido convidada, a dupla ficou sabendo do encontro em videoconferência através da imprensa e estuda medidas, sejam individuais ou conjuntas.

Na segunda-feira, um arbitral está marcado para 17h (de Brasília) e os ânimos prometem estar acirrados – na última reunião oficial, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, não participou e enviou um representante, enquanto o Botafogo repetiu o voto contrário. A Ferj e alguns dirigentes já planejam jogos nesta semana, a partir de quinta ou sexta. A ideia é realizar só uma ou duas partidas por dia, já que apenas três estádios funcionarão: Maracanã, Nilton Santos e São Januário.

Confira a pauta do arbitral:

  1. Atestado de saúde da delegação dos clubes (passaporte) estabelecido no protocolo “Jogo Seguro” (fase 2): modelo, conteúdo e responsabilidade.
  2. Torneio Extra (§ 2º do art. 50 do REC).
  3. Substituições.
  4. Quantidade de atletas não-profissionais.
  5. Inscrição e Registro (art. 21 e 36 do REC).
  6. Inscrição e Registro de atletas por associação diferente da que tenha jogado no mesmo campeonato.
  7. Assuntos pertinentes à conclusão do grupo Z.
  8. Outros assuntos pertinentes às partidas complementares do Campeonato Carioca passíveis de discussão por decisão preliminar favorável da maioria.

Se este cenário for aprovado no arbitral, a tendência é que ele force a aplicação de W.O. (walkover, termo em inglês que significa “vitória fácil”) ao Fluminense. Isto porque, além do fato de não ter voltado aos treinos presenciais, a diretoria tricolor ainda sequer realizou os testes sorológicos em seu elenco, o que irá acontecer na terça-feira. Como os resultados do exame demoram uma semana para ficarem prontos, o clube não poderia ir a campo sem saber se tem jogadores infectados.

O Botafogo está mais avançado nesse quesito, mas é outro que não se vê confortável para retomar os trabalhos presenciais. Como já declarou o presidente Nelson Mufarrej em mais de uma ocasião. O clube ainda não tem, oficialmente, data marcada de retorno ao Nilton Santos. Contudo, já realizou testes da Covid-19 que terão resultado nos próximos dias e instalou um túnel de bio-descontaminação no estádio, palco de treinos e jogos alvinegros.

Procurada para comentar sobre o encontro virtual deste sábado, a Ferj enviou a seguinte nota à reportagem: “Até o Conselho Arbitral, a ser realizado na próxima segunda-feira, tudo não passa de hipóteses ou mera especulação sobre a data de reinício do Campeonato Carioca”.

Se Botafogo e Fluminense não entrarem em campo com os jogos marcados, a dupla corre o risco também da atitude ser considerada como abandono do torneio. Nesse caso, o regulamento geral de competições da Ferj em 2020 prevê severas punições. O artigo 9º §2º diz:

“A associação que pelo descumprimento do disposto no caput, desistir ou abandonar o campeonato estadual da categoria de profissionais será penalizada com multa e rebaixamento para a categoria, divisão ou série imediatamente inferior, no ano seguinte, em se tratando das séries A e B, ou ficará impedida de participar no ano seguinte, em se tratando de associações da série C”.

Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos da Taça Rio, Botafogo e Fluminense mantém chances de classificação para a semifinal. O Alvinegro é o quarto colocado do Grupo A com quatro pontos, empatado com o Bangu, em terceiro e dois atrás do Boavista, em segundo, posição que vale a última vaga da chave. Por sua vez, o Fluminense lidera o Grupo B com nove pontos, mas ainda não está matematicamente garantido, porque o Volta Redonda, terceiro lugar com quatro pontos, pode chegar a 10 e ainda enfrenta os tricolores.

O Fluminense também pode carimbar uma vaga direto para a final do Estadual através de melhor campanha geral, posto que ocupa atualmente com 24 pontos, dois a mais que o Flamengo, mas para isso, o rival e concorrente direto, que venceu a Taça Guanabara, precisaria conquistar também a Taça Rio. Caso outro clube ganhe o returno, ele é quem fará a grande decisão com o Rubro-Negro.

Fonte: Globoesporte.com / Foto de Capa: Fred Gomes


Clique para Comentar

Copyright © 2019 Rádio Botafogo. Todos os Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: